Neste episódio, João Paulo (@jpgomiero) e Henrique Machado (@hredsm), conversam sobre o contexto histórico da Chess Records, importante gravadora que marcou toda uma geração. Entre as décadas de 50 e 70, período em que se manteve ativa, a gravadora foi responsável por dar existência à grandes artistas. Fazem parte desse legado Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Chuck Berry, Etta James, Buddy Guy dentre muitos outros que contribuíram para que o Blues – um gênero derivado da música folclórica executada por escravos e negros em campos de trabalho – caísse no gosto popular, um verdadeiro marco histórico, uma vez que esse movimento foi um dos principais expoentes do nascimento do Rock and Roll. Apesar de sua relevância, a Chess Records declina dramaticamente ao final da década de 60, até o encerramento de suas atividades em 1969.

Ouça, compartilhe com a gente a sua opinião e Tenha uma boa vida!


Clique aqui para fazer o download.

> 00:01:44 – Comentários e emails.
> 00:15:52 – Tema.
> 01:30:15 – Bolachadas.

Não deixe de assinar nosso feed no itunes e dar 5 estrelinhas para o nosso Podcast!
Críticas, elogios e sugestões para contato@trocaodisco.com.br

Links Recomendados
Participação no Máquina do Tempo #165 – Grandes Cantores do Rock
Muddy Waters & Rolling Stones – Baby Please Don’t Go
Howlin’ Wolf – How Many More Years
Little Walter – My Babe (Trecho do filme Cadillac Records)
Chuck Berry – Maybellene (1958)
Etta James – I’d Rather Be Blind (1975)

Confiram as Bolachadas deste episódio:

Muddy Waters – After The Rain [1969]
muddywaters

Howlin’ Wolf – Moanin’ in the Midnight [1959]
howlinwolf

  • Claudio

    Sou o Cláudio ou o brothericks como quiserem,sou de São Paulo,tenho 40 anos!

    Amigos,simplesmente fantástico,ótimo tema curti muito apenas achei o tempo curto,ficou um gostinho de quero mais,sinal que mandaram muito bem,Parabéns e muito sucesso,abraço!

    Obrigado Amigos!

  • Marcos Gomes

    Curti demais esse tema. Agora tenho que assistir o filme citado. Seria bom falar dos melhores artistas de blues da atualidade num podcast. Me amarro no blues, mas gostaria de conhecer mais. Vocês estão cada vez melhores. Se precisarem, eu e o Kalango Atômico estamos as ordens. O link de nosso site é: http://kalangoatomico.com.br/. Só coloquei porque vocês disseram no podcast 22. Abraço.

  • Excelente episódio. Me arrepiei quando ouvi a intro da música Rollin’ Tumblin’.

  • Cofre do Ultra Tapetão

    Parabéns caras, ótimo cast e eu achei a sonoridade desse álbum do Muddy um pouco crua, talvez porque eu não esteja acostumado a uma bluszera. Isso não é crítica e sim uma impressão de alguém que conhece pouco o gênero. E de bolachada, mando esse remake clássico de uma música do Little Richard. Um beijo no coração de vocês!

  • Arthur Rosberg

    Após escutar o cast, tive que indicar a minha bolachada para o tema. A soundtrack de Alabama Monroe possui um bluegrass sensacional, muito boa de se ouvir. Espero que apreciem, ótimo cast!

  • Renato Martins – Beercast

    Episódio totalmente excelente!!! Blues e Jazz estão nos meus estilos prediletos e já assisti esse filme vááárias vezes. Muito bom relembrar e saber detalhes das histórias reais!

    Confesso que escutei esse episódio meio atrasado, mas não da pra perder… o papo é sempre muito bom.

    Abraços e sucesso!

  • Carlos Del Valle

    Fiz um jabá para vocês lá no “Os Comentadores”. Indicaram meu podcast lá, e fiz questão de mencionar que conheci o “Troca o Disco” através deles. O link é:
    http://mundopodcast.com.br/comentadores/17-site/#comment-1260586431
    O texto do link:
    “Aliás, já que indicar podcasts é umas das tônicas deste espaço, gostaria de recomendar um episódio de um podcast que conheci graças a vocês. Há muito tempo atrás, vocês escreveram sobre o Troca o Disco, em que falavam sobre o filme do Renato Russo. Pois então: o Troca o Disco é, ao lado do Braincast, o eixo principal da minha podosfera pessoal. Obrigado pela indicação, lá no longínquo passado quando ainda nem existiam os Comentadores no formato podcast.

    O episódio do Troca o Disco ao qual me refiro é o 23:
    http://trocaodisco.com.br/2014
    Sobre blues. Eu me achava meio blueseiro, mas os caras deram um show de conhecimento e foi muito inspirador, para ir buscar coisas “de raiz” que deram origem ao nosso querido rock de hoje em dia.

    abração a todos”

  • Pessoal, ótimo episódio! Passando só pra deixar o meu “gostei” aqui 😉

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • emersonfn

    Pelo Amor de Deus! Que episódio é este???? Meus caros musiqueiros eu fui seguindo as referencias dadas e uma coisa ia puxando a outra. Milhares de vídeos no youtube. Milhares de links, muita coisa para ler. Só coisa top. Meu Deus como os caras eram bons. Já comprei o filme agora vou ver e depois escutar o episódio novamente. Que tapa na fuça para o cara acordar e ficar maravilhado com estas histórias e contribuições para a musica.

    Não sabia de nada disso. Obrigado. Adoro o som e estilo.

  • Yeah! Foi este ep que me fez conhecer o TDCast… O tempo passa rápido…

  • Pingback: Troca o Disco #86: The Get Down – Podflix - Podcast()

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.