Quando falamos de músicos de rua no Brasil, percebemos que a realidade é bem diferente comparado ao que vemos pela internet no exterior. Acredito que isso não se deve por nossos músicos serem de alguma maneira inferiores em conhecimento, mas sim pelas pessoas não valorizarem muito esse tipo de trabalho aqui no nosso querido país, e por muitas vezes pelo músico não dar a cara a tapa mesmo.

Mesmo o incentivo à essa galera sendo ainda muito baixo, tivemos aqui em São Paulo o Red Bull Sounderground que trouxe para cá 19 artistas da Europa, Canadá e Estados Unidos, além de artistas paulistanos também se apresentando em 9 estações de metrô da cidade.

Até onde eu sei, o lugar onde se encontram maior número de pessoas tocando nas ruas e que conseguem sobreviver especificamente disso é em Dublin na Irlanda, de onde saiu o casal de músicos Rodrigo Y Gabriela. Após abandonarem seu restaurante, foram para as ruas tocar e já chegaram a ter seu trabalho colocado na trilha sonora de series de TV como a premiadíssima Breaking Bad. Vocês também conseguem ver essa realidade retratada no filme Once, que inclusive sua trilha foi até uma indicação minha na Bolachada do episódio #19 – A Metamorfose Musical.

Outro grande evento mundial que acontece para os músicos de rua, é o Playing For Change, que além de disponibilizar vídeos do festival, são gravados em áudio na íntegra e rodam com seus shows por todo o mundo, tendo passado por aqui no Bourbon Street Festival.

Mas chega de papo e vamos ouvir coisas boas e interessantes, separei alguns vídeos que achei pela internet de uma galera arrepiando na rua. Compartilhem os seus vídeos preferidos nos comentários, será um prazer inenarrável conhecer novos artistas de rua e que todos os musiqueiros tenham uma boa vida!

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.