O cinema abraçou o Rock n’ Roll nos anos 50 na trilha sonora do filme “O selvagem”, que contava com um jovem Marlon Brando como protagonista. “Juventude Transviada” clássico com James Dean, “Sementes da Violência” com Glenn Ford e os longas estrelados por Elvis Presley, são exemplos da parceria Rock+Cinema que marcaram o final dos anos 50 e início dos anos 60.

Já na década de 80, não há como não lembrar do ousado projeto do Pink Floyd, The Wall. E do personagem de Michael J. Fox, Marty McFly, e seu cover de Chuck Berry no filme “De Volta para o futuro”.

Tentar puxar da memória tudo o que rolou dessa parceria através das décadas é um trabalho impossível. E citar todos os títulos, desde ficções, aos documentários produzidos até hoje rende uma lista definitivamente imensa. O que me resta, é citar as 10 películas que mais marcaram esses meus 27 anos de existência. Enjoy!

Rock Star [2001]
Mark Wahlberg interpreta um fã que experimenta o gosto da fama ocupando o lugar do vocalista da sua banda de heavy metal favorita.
troca-o-disco-cinema-rock

The Wonders [1996]
A banda foi criada para o cinema, mas algumas de suas canções originais fizeram sucesso além das telonas.

troca-o-disco-cinema-rock2

Detroit Rock City  [1999]
O filme conta a história de um grupo de adolescentes que se consideram os maiores fãs do Kiss, fazendo de tudo para conseguir ingressos para assistir o show da banda.

troca-o-disco-cinema-rock-2

Botinada [2006]
Documentário que conta a história do Movimento Punk no Brasil.
troca-o-disco-cinema-rock3

Somos Tão Jovens [2013]
Ao contrário do que parece, não trata-se de um filme exclusivamente sobre o Renato Russo.
troca-o-disco-cinema-rock4

Johnny e June [2005]
O filme conta a história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão, até o início do sucesso em Memphis e o encontro com June Carter.

troca-o-disco-cinema-rock-5
Faroeste e Caboclo [2013]
A história da mais longa canção da Legião Urbana.
troca-o-disco-cinema-rock6

Escola de Rock [2003]
Jack Black, interpreta um professor substituto que decide montar uma banda de rock com alunos de uma rígida escolar particular.

troca-o-disco-cinema-rock-7

Scott Pilgrim Contra o Mundo [2010]
Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio e vive trocando de emprego. Sua vida muda, quando ele tem que derrotar todos os ex-namorados da sua nova paixão, Ramona.

troca-o-disco-cinema-rock8

Into The Wild [2007]
Dirigido por Sean Penn, o filme conta a história de um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca de liberdade. O filme entrou na lista, pois conta com trilha sonora exclusiva de Eddie Vedder.

troca-o-disco-cinema-rock9
Bônus: Tom Cruise cantando Free Falling no Filme Jerry Maguire – A grande virada.

-via

  • Victor Mallavazi

    Tem o Quase Famosos também, que é muito legal!

    • Fernanda Sobrinho

      Boa Victor!!! O filme é realmente muito bom!

  • Caroline Santos

    Excelenteeeeeeeeeee
    .

    Tem também o Armagedon ( trilha do Aerosmith), o Tenacious D (que também é com o Jack Black) e Across the Universe com a trilha dos Beatles.

    • Fernanda Sobrinho

      Nossa! Bem lembrado Caroline!
      Tenacious D tá na minha lista de “Filmes para ver”. Agora, fiquei ainda mais curiosa. 🙂
      Valeu!

  • Vou deixar minha contribuição aqui… mesmo não sendo um filme com história, mas muito mais um documentário, tem o “It Might Get Loud” ou com seu maravilhoso nome em português “A Todo Volume” que juntou Jack White (White Stripes), The Edge (U2) e Jimmy Page (Sacanagem?) pra falar sobre guitarras e Rock n’ Roll. Tem no Netflix e vale a pena.

    • Fernanda Sobrinho

      Se tem no Netflix fica mais fácil! o/

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.