Eis que desta vez resolvi me envolver em polêmicas. Mas por ser algo que realmente aguça minha curiosidade e sempre me deixa com a “pulga atrás da orelha”, decidi compartilhá-la.

A história é bastante antiga e ao que tudo indica se inicia na Suméria, por volta de 5500 a 4000 a.c., quando os sumérios afinavam seus instrumentos em Lá na frequência de 432Hz, ou seja, esta nota vibrava 432 vezes por segundo. Não se sabe exatamente o motivo real desta preferência, mas até o século XX, Mozart, Verdi e outros compositores da época, mantinham esta frequência. De acordo com cientistas, tocar e ouvir música em 432 Hz aumenta a capacidade de seu cérebro, faz seu corpo e o mundo orgânico ressoarem de forma natural, preenche seu interior com a sensação de paz, bem-estar com o mundo, liberando bloqueios emocionais, e expandindo a consciência.

Segundo o cientista W. O. Schumann, conhecido por documentar matematicamente que a frequência 8Hz é a batida fundamental do planeta, obteve este resultado após ressonâncias magnéticas em descargas elétricas de raios dentro da cavidade existente entre a superfície da terra e a ionosfera (camada terrestre localizada a aproximadamente 60.000 km da superfície da terra que contém cargas elétricas, íons e elétrons). Esta cavidade ressoa com ondas eletromagnéticas nas frequências extremamente baixas, de aproximadamente 7.86Hz – 8 Hz.

Na escala musical, Lá possui a frequência de 440Hz, e a nota C (dó) é de cerca de 261,656 Hz. Por outro lado, se tomarmos 8 Hz como nosso ponto de partida e trabalhar acima de cinco oitavas (ou seja, as sete notas da escala cinco vezes), chegamos a uma frequência de 256Hz em cuja escala a nota A tem uma frequência de 432Hz.

Mas não é esta a frequência que utilizamos atualmente, mas sim 440 Hz. No ano de 1939, ano que o nazismo vigorava, foi inserido de forma obrigatória a frequência em 440Hz, com o intuito de gerar insegurança e caos na Alemanha. Segundo estudos, esta frequência é capaz de estimular uma desordem interior ao ponto de deixar a pessoa incomodada. E desde então, este padrão perdura.

Os mais céticos dizem que esta informação não vai além de boatos, contos da carochinha. Afirmam que padrão foi instituído inicialmente para que os órgãos das igrejas soassem da mesma forma e em 1936 a American Standard Association (ANSI), órgão responsável por criar padrões, recomendou o uso de 440Hz e em 1955 houve uma oficialização internacional feita pela International Organization for Standarization (ISO).

Existem diversos estudos e o assunto vai muito além, recomendo para quem se interessou que busque conhecimento e chegue a alguma conclusão.

Caso tenha ficado com vontade de ouvir algo com 432 vibrações, deixo o vídeo abaixo.
Enjoy everybody:

  • Vitor Soares Pereira

    Vi os caras do Rappa falando que o último cd deles (“Nunca tem fim”) foi gravado nessa “frequência harmônica”..

    • Felipe

      Sério!? Que foda! 😀 Ouvirei !

  • Alexandre Santos Modesto

    Impressionante o que apenas 8 hz a menos faz com que sintamos de fato a música!! Deu pra sentir em cada parte do corpo .Obrigado por falar sobre este assunto.

  • Leonardo Magalhães

    Pink Floyd em 432Hz é mais profundo ainda. Não importa sua crença ou seu ceticismo, procurem como converter suas músicas favoritas para 432Hz e percebam como soa “melhor”. Recomendo 😀

    • Daniel Lapa

      Verdade, decidi pegar um trecho do Delicate Sound of Thunder a 432hz e a guitarra de gilmour parece tão mais contundente, parece que cada nota parece que vai me rasgar no meio. Não sei se é por causa da frequência, mas vai saber.

  • Luine Damasceno

    Então… a frequencia do corpo humano é de frequências 528 hz… será o que será, vou pesquisar mais.

    • Samuel Gordim Conceição

      528 hz? eu não entendo uma coisa… A nota [RÉ é 513 hz] e a nota [RÉ 576 hz] ou seja ”528 hz” não é uma nota musical na escala de 432 hz.

    • Samuel Gordim Conceição

      528 hz? eu não entendo uma coisa… A nota [DÓ é 513 hz] e a nota [RÉ 576 hz] ou seja ”528 hz” não é uma nota musical na escala de 432 hz.

  • Virginia Abreu de Paula

    Maravilhoso. O que parecia impossível aconteceu. Hey Jude ainda melhor! Como podemos fazer para mudar tudo que temos de bom para essa frequência?

    • Robe

      Audacity, pesquise tutorial no YT que tem como converter para 432Hz

      • Virginia Abreu de Paula

        Obrigada pela informação. Vou ver isso.

  • Luciane

    adoreiiii, mto bom…. obrigada.

  • Gabriela

    Olá ouvi uma sintonia 432Hz no youtube enquanto dormia por 4 horas. Quando acordei me senti muito estranha e não durmo direito a 2 dias. Existe alguma maneira de reverter oque ouvi?

    • gilson r c

      tem que continuar ouvindo; ai voce vai entrar em harmonia ,no começo e assim mesmo ,eu escuto todo dia mesmo trabalhando

    • ney

      baixei um aplicativo no play histori. ( 432 play) ele toca todas as musicas 440 Hz, na frequência 432; mas como Gabriela estou me sentindo estranho, ate dormindo mau a 2 dias tbm. hoje resolvi pesquisar. mas pelo que estão falando é adaptação.

    • Maicon Dalzochio

      As vezes o programa não converte, evite áudios sem ter certeza que esta em 432 Hertz, no Youtube também, quando é feito o upload, existe a possibilidade de ser convertido automaticamente em 440 Hertz, escute apenas o que você tem certeza, e nunca ouça por horas algo novo, 4 horas é muito tempo!

  • Marcio Buda

    Pode ser psicologico, mas escutei essa musica depois de ter lido a matéria e senti uma sensação de bem estar incrivel, tenho essa mesma musica em mp3, escutei ela na sequencia e não tive a mesma sensação.

  • Rafael Massao

    Achei estranho demais ja tinha ouvido essa musica e não sou fã de Beatles mas gostei da musica.
    Fiz um teste com umas músicas que escuto frequentemente e sem perceber meus pés e mãos estavam fazendo alguns movimentos aleatórios no ritmo da música….

  • Naiara Tacher

    acreditamos sim a frequência 432 é de paz harmonia traz até a cura , traz bem estar ao corpo todos instrumentos são afinados na frequência correta

  • Tiago Dos Santos Fioravanti

    Existe algum conversor de formatos de áudio e de vídeo para frequência em 432 hz?

  • Tiago Dos Santos Fioravanti

    Achei um programa chamado audacity, que pode fazer a conversão, mas não tenho certeza se sei fazer direito.
    A verdade é que ele é capaz, sabendo como usar ele.

  • Maicon Dalzochio

    Olá!Há uma possibilidade do youtube converter o que foi colocado em 432 Hertz para 440, de forma automática, prestem atenção nisso, também quando converterem com o audacity, tenham certeza de que foi convertido!Abraço!

  • Claudio Crispim

    olá, desculpe minha ignorancia… mas nao entendi a diferença entre 256, 432 e 440 Hz

    • Renan Fernandez

      A frequência do dó central a partir do lá na mesma oitava quando o lá está em 432Hz é do dó central em 256Hz. Os nazistas, ao descobrirem que a frequência do lá em 440Hz ao invés de 432Hz (e isso a afinação de todas as outras notas com as devidas alterações de seus Hz ajustados com o Lá como referência) causava desajustes no ser humano e isso então foi padronizado para toda a música.

  • Claudio Crispim

    Pessoal, ha muitos anos longe da música achei que nao perceberia nada… testei J. Lennon, Imagine e em segundos o que veio a minha mente foi memória maravilhosa das minhas aulas de órgão aos 16 anos nos idos de 1986/87 … incrível. o som é diferente para quem houve com atenção…

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.