Musiqueiros de plantão, venho lhes apresentar um incrível projeto do produtor musical inglês Nigel Godrich, chamado “From The Basement”, traduzindo literalmente “Do porão”. E é exatamente essa a essência que se passa ao vermos as bandas performando sozinhas no estúdio Londrino Maida Vale Studios.

O foco da série de vídeos que se iniciou em setembro de 2006, é realmente criar um cenário intimista entre os músicos da banda. Sem um apresentador ou plateia, a banda se sente em um ensaio gravado, e você consegue visualizar com facilidade todos os equipamentos, instrumentos, caretas e conversas entre eles. É bacana também para quem quer pegar como tocar algumas partes de músicas de seus artistas preferidos que já participaram da série, entre eles nomes como Radiohead, Beck, Queens Of The Stone Age, White Stripes entre outros.

troca-o-disco-from-the-basement2

troca-o-disco-from-the-basement1

Não tendo muito segredo e essa é a grande sacada desse projeto, eu também não pretendo me alongar muito por aqui. Apenas peço que ao assistirem os vídeos, vocês sintam e principalmente os que não tocam ou nunca entraram em um estúdio, consigam captar a essência e a energia do que acontece ali dentro daquela sala a prova de som, o processo criativo e onde a música acontece, ou pelo menos se inicia. Os vídeos são encontrados no Youtube, e colocarei três dos meus preferidos aqui logo abaixo, sendo eles a música “Reckoner” do Radiohead, com grande destaque para os integrantes tocando os percussivos. O segundo sendo a experiente banda Red Hot Chilli Peppers, que inicia uma “Jam Session” que se emenda com a recente música “Look Around” com o novo guitarrista Josh Klinghoffer, que demonstra habilidade nos solos e o percussionista brasileiro Mauro Refosco. E por fim, o grande cantor e compositor Damien Rice, que tem uma posição diferente de se sentar para gravar as suas canções e na minha opinião a mais intimista de todas as apresentações.

Apreciem sem moderação, e tenham uma boa vida.

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.