Graças a nova leva de bandas que anda surgindo, esse instrumento de timbre característico vem se popularizando nos últimos anos. No Brasil ele teve destaque na Suricato, uma das bandas em evidência no programa Superstar que foi transmitido pela Rede Globo.

Sua origem é australiana, onde os povos aborígenes o consideram um instrumento sagrado. Não existe uma data exata de sua criação, porém existem registros de sua existência a mais de 1.500 anos a.c.

dsc_0014

O instrumento é tocado utilizando uma técnica chamada de respiração circular, que consiste em simular uma respiração constante onde o ar nunca para de sair, fazendo com que o instrumento não pare de reproduzir o som. É uma técnica comum utilizada nos instrumentos de sopro.

Um dos timbres mais impressionantes que já ouvi. A sonoridade grave e constante transmite uma calma fora do normal. Recomendo fortemente você tirar um tempinho para ter a experiência de ficar sozinho, ouvindo por pelo menos 30 minutos o som de Gary Thomas.

Separei alguns vídeos que demonstram bem como ele é tocado:



  • Já fiz um trabalho sobre musica Australiana, o mito sobre instrumento é muito bacana.

  • Ivan

    Tem uma banda de rua na Avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional, que toca com didgeridoo.
    Eles tocam rock e a mistura da bateria/guitarra com o didgeridoo fica bem interessante.

  • william haddad

    muito boa e apropriada a postagem,, gostei de ver os músicos se apresentado …tem um som gostoso não agride os ouvidos…é até relaxante……parabéns.

  • Rodrigo Rocha

    Quem gosta desses instrumentos deve ouvir uma banda australiana dos anos 80 chamada Yothu Indy.

  • Pingback: Instrumentos Curiosos: Theremin | Troca o Disco()

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.