Não se engane, Joe Satriani vai muito além de um careca de óculos escuros com a correia de sua guitarra ilustrando alguns ET’s. Com certeza Professor Satch é a melhor maneira para denominá-lo.

Satriani começou na bateria, e só após a morte de Jimi Hendrix se inspirou a tocar guitarra. Após brincar com seus familiares em estilos como folk, jazz e blues, Joe se torna professor e se depara com muitos artistas que hoje são igualmente ou até mais famosos que ele. Seu legado começa ensinando guitarristas como Kirk Hammett, atualmente guitarrista do Metallica, David Bryson que atua no Counting Crows, Alex Skolnick que toca pelo Savatage e Testament e agora vem o seu maior pupilo e melhor amigo Steve Vai.

A segunda parte do seu legado é em 1987 que entra pra história da guitarra com o emblemático álbum “Surfing With The Alien”, que vende milhões de cópias e rende suas primeiras indicações ao grammy. Esse álbum além de obter lindas composições é marcante por obter uma sonoridade de guitarra jamais encontrada antes. Satch tem suas particularidades no uso do efeito Whammy, sua maneira de tocar com a alavanca chamada de “Dive Bomb” e os grandes “legatos” que é especialidade do careca.

20080612-220324_Joe_Satriani_Rijnhal_Arnhem

Considerado um guitarrista mais inovador, foi convidado a tocar nos Rolling Stones, isso mesmo uma das maiores bandas de rock da história e se não bastasse Deep Purple também o convidou onde ele excursou no ano de 1993 pelas turnês europeia, asiática e decidiu sair da banda para se atentar a carreira solo.

Como se não bastasse ter ensinado guitarristas que estão sempre no TOP 50 de melhores do mundo, ter tocado com Rolling Stones e Deep Purple, criado um novo jeito de tocar, agora vem mais uma, o G3. Em 1996 Satriani se alia a Steve Vai para montar a “gig” chamada de G3, que se define em três guitarristas se apresentando um por vez no palco e depois a junção deles fazendo temas que normalmente são músicas consagradas pela guitarra. Essa ideia tem como objetivo uma grande valorização e expansão do rock instrumental, uma vez que os Cd’s e Dvd’s do G3 vendem milhões, até porque todo mundo quer ver como esses mestres tocam e os shows é “Sold Out” na certa. Entre os guitarristas que já passaram pelo G3 estão Michael Schenker, Eric Johnson, Andy Timmons, Robert Fripp, Paul Gilbert, John Petrucci, Leslie West, Yngwie Malmsteen.

G3 Like In Tokyo – Joe Satriani, Steve Vai e John Petrucci

g3 tokyo

Hoje com 58 anos de idade Satriani tem 14 discos na mala, o último se chama “Unstoppable Momentum” lançado em 2013, e além da sua carreira solo também participa da banda Chickenfoot com Sammy Hagar e Michael Antony que são ex membros do Van Halen e Chad Smith que também é baterista do Red Hot Chilli Peppers. Joe também possui guitarras, captadores, amplificadores e pedais assinados por ele junto as fabricantes.

Ibanez JS 1200 Candy Red

ibanez-js1200-candy-apple-404670

Ibanez JS Chrome Boy

chrome boy

Ibanez JS Surfing With The Alien

alien

Com esse pequeno relato sobre tudo que Profº Satch está envolvido, dá para ter noção da importância dele para a música instrumental, para a guitarra e para o rock. Aconselho ouvir com atenção os álbuns pois apesar de serem extremamente agradáveis ao ouvido e ótimo para concentração no trabalho não são de fácil compreensão, também aconselho que vejam os DVD’s do G3 para ver como ele executa suas músicas na guitarra. Vou deixar exemplos em vídeo abaixo, um beijo no coração e tenha uma boa vida.

Satch Boogie ao vivo da Guitar Center

Flying In A Blue Dream ao vivo da Guitar Center (reparem no controle de harmônicos)

Voodoo Child (música de Hendrix) na performance do G3 com Steve Vai e Malmsteen

Surfing With The Alien filmada por mim mesmo no show de SP em 2008.

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.