Todo mundo tem lá no fundinho do celular, uma música ruim. E os fones de ouvido são os grandes aliados na hora de escondê-las. Eu, por exemplo, faço meu caminho para o trabalho vez ou outra escutando Tears for Fears, rememorando os videoclipes que costumava assistir na MTV, igualmente horríveis.

Tá certo que o conceito de música ruim pode variar muito, mas quem nunca reconheceu a beleza de um refrão ou de um acorde que seja, de uma música que considera de gosto duvidoso? Talvez seja uma questão de enxergar beleza onde transborda mau gosto, mas o fato é que quando isso acontece, a tendência é escondermos essa ligeira admiração.

E por que fazemos isso? Creio que por puro temor da reprovação alheia, quando na verdade na perspectiva do outro, gostamos na mesma medida de filmes ruins, comidas ruins, roupas feias e livros monótonos. A diferença de quem não assume o mau gosto para quem assume, é que no último caso a pessoa não vive sob a tensão de agradar um par de ouvidos que nem é seu. O compromisso é apenas em se divertir e levar uma vida mais desprendida.

Durante boa parte da minha infância cresci escutando os programas de música sertaneja transmitidos pela AM a partir das 05h da manhã. Odiava, sem dúvida, tanto pelas músicas que achava bregas demais (na época o verdadeiro sertanejo, caipira) e pelo simples fato de o meu pai acordar a casa inteira com o som alto. Aquilo com toda a certeza era música ruim pra mim. Hoje, escuto com saudade, e sei reconhecer a importância de um gênero musical que nasceu para contar histórias.

A verdade é que a gente muda, os gostos mudam, e por algum motivo às vezes sem muita explicação, a gente se sente bem ouvindo uma música totalmente fora do nosso comum. E isso é bom porque o cômodo nos deixa estagnados, confortáveis numa vidinha roteirizada e quadrada. Por isso escolha suas músicas ruins preferidas e aperte o play! Mas de fone por favor, porque ninguém é obrigado a aguentar né?

  • Flavio Hernando Gonçalves

    Eu sempre escuto new kids on the block…pronto falei.

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.