Quero compartilhar com vocês a minha empolgação ao descobrir um som novo, que vale a pena. Na última segunda de manhã encontrei, por acaso um vídeo de algum dos meus contatos do Facebook de um cara tocando slide guitar numa das ruas de Armsterdã. Achei bem legal, e até compartilhei no grupo dos Musiqueiros de Plantão. Compartilhei também na fanpage da minha banda e algum dos seguidores curtiu e compartilhou em seu perfil. Daí um dos amigos dessa pessoa falou de quem se trata: um cara que nunca ouvi falar antes, chamado Jack Broadbent.

Pesquisei, achei a fanpage, vi um vídeo que curti muito, um clipe animado da música Far Off Galaxy e vi que poderia muito bem encontrá-lo no Spotify. Bingo! Há dois discos disponíveis, sendo o último lançado este ano: Along the Trail of Tears, que contém tanto a música do clipe quanto a do primeiro vídeo, tocado na rua. Por enquanto só estou ouvindo este disco. Como curti bastante, prefiro não passar para o próximo com pressa.

Temos aqui um músico independente, que toca em palcos e na rua. Como a maioria dos artistas independentes, não há muitas informações a seu respeito. Tudo o que consegui descobrir é que mora no Reino Unido e circula pela Europa, inclusive com ajuda de doações em seu site, que não possui uma biografia. Suas músicas são daquele tipo facilmente graváveis em home studios, sem muita firula, mas excelentes. Faz um ótimo trabalho fazendo slide com um cantil de Whisky, mas deixando precisos os graves, fazendo também o papel do baixo.

Não é difícil detectar suas influências: a influência de John Lee Hooker é clara. Também dá pra se identificar alguns ícones do grunge em sua voz, e a própria capa do disco é uma clara homenagem ao rei do delta blues, Robert Johnson, em sua foto fazendo um acorde no violão e com um cigarro na boca. Blues, folk, country e rock. O rapaz está no caminho certo.

Abaixo alguns vídeos, começando pelo que me fez ir atrás desse som:

Conheça melhor o trabalho de Jack:
Site oficial
Facebook
Spotify

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.