Lembra que já lançamos um episódio do Troca o Disco dedicado ao cotidiano na lendária escola Berklee? Se ainda não ouviu, clique aqui antes de ler o resto deste texto. O fato é que você, caso ainda não saiba, pode ser aluno sem sair da sua confortável cadeira: há algum tempo a educação à distância tem facilitado o acesso a inúmeros cursos, nas mais diversas áreas, inclusive com a emissão de certificados.

Trataremos disso de forma mais detalhada em breve, por isso hoje vamos apenas lhe passar essa valiosa dica, bastante útil a músicos independentes e pessoas que tenham algum interesse em se lançar no music business de alguma forma, seja como booker, produtor, artista, assessor de imprensa, dono de casa de show, etc. São muitos os papéis nessa área e conhecer o mercado é fundamental para cada um deles.

No próximo dia 18 tem início o curso “Fundações da Indústria da Música”, pela Berklee College of Music, na plataforma Coursera. O curso é gratuito, caso você apenas queira absorver o conhecimento e, caso resolva, ao terminar, emitir seu certificado, uma taxa em dólar será cobrada. Ah, sim: o idioma deste curso especificamente é o inglês, então aproveite para exercitar o que aprendeu na escola, acompanhado de um bom dicionário. Não invente desculpa: se você realmente quer aprender, não será o idioma que lhe impedirá, principalmente nos dias de hoje.

O curso acontecerá até o dia 22 de maio, e tratará de assuntos como a própria história do music business, noções de direitos autorais, royalties, contratos, os principais agentes envolvidos e, ao fim de cada unidade, haverá um questionário. O tutor será John Kellogg, advogado da área, cantor e, entre várias outras coisas, autor do livro Take Care of Your Music Business, Taking the Legal and Business Aspects You Need to Know to 3.0.

Ficou interessado(a)? Viver de música não é nem um pouco impossível, não depende de sorte (no meio defende-se que sorte é estar devidamente preparado quando a oportunidade aparecer, e elas aparecem a todo instante), mas não é muito romântico: você e sua música são produtos, queira ou não. Conhecer o mercado em que você trabalhará é o pontapé inicial de uma jornada que exige muito trabalho, como qualquer empreendedorismo, mas com a rara vantagem de ser um trabalho tão agradável, que se confunde com hobby. Esta é a magia da coisa.

Acesse aqui a página de inscrição do curso. Aproveite para fuçar e descobrir mais coisas interessantíssimas à sua disposição. Basta querer e não se boicotar.

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.