Saudações, Musiqueiros de Plantão! Sejam bem-vindos à biblioteca do Troca o Disco, e nela não poderia faltar o Real Book, detentor das partituras dos maiores temas de Jazz da história, servindo para estudo, diversão e profissional.

O livro surgiu nos anos 70 a partir de uma necessidade dos músicos da época, mais especificamente para os que estudavam na Berklee College Of Music. Imaginem a bagunça que era, cada um chegando com a sua versão de partitura da música para tocar? Provavelmente gerava uma grande discussão sobre qual estava certa, depois tirar cópias para todo mundo e ai finalmente poder tocar a música, ou seja muito tempo perdido. O Real Book veio para padronizar as partituras, logo todos teriam a mesma versão. (ou quase, pois demorou um tempo até ter uma edição definitiva)

Há rumores de que o pianista Paul Bley e o baixista Steve Swallow ficaram responsáveis por escrever a obra, mas existem outros artistas como Chick Corea envolvidos nisso. O livro tem a estética de que foi todo escrito à mão, para sugerir que esses músicos realmente tivessem transcrito tudo. As primeiras versões eram todas ilegais e não pagavam os direitos autorais aos compositores.

O verdadeiro Real Book se refere à primeira edição, onde, nas partituras, você tinha a seu dispor a melodia e a harmonia das músicas, porém não acompanhava as letras: para tê-las era preciso uma outra versão.

Página Exemplo do tema Stella By Starlightstellabystarlight-realbookleadsheet-bbEm 2004 Hal Leonard foi responsavel por lançar a primeira edição oficial e dentro da lei, chamando a de Real Book Sexta Edição, já que as outras cinco anteriores foram as pirateadas. Depois disso já foram lançadas outros volumes atualizados com músicas dos anos 80/90 uma vez que o verdadeiro ficava com os mais populares/tocados temas dos anos 70.

Se você pensa em algum dia estudar jazz, o primeiro passo é ter o Real Book em mãos. Tenha uma boa vida!

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.