O dia preferido dos colecionadores de vinil está chegando! No próximo dia 16 de abril será celebrado o Record Store Day. É o quinto ano seguido que o Brasil participa desta homenagem às lojas e gravadoras independentes de música – nos EUA, o evento existe desde 2007.

Inúmeros lançamentos são feitos lá fora de álbuns, EPs e bootlegs, feitos especificamente para o RSD, a fim de que os fãs encontrem este material exclusivamente nos pontos de venda americanos (alguns desses títulos são lançados mundialmente algumas semanas depois), mas por aqui, as lojas preparam festas com descontos muito atraentes. É o caso da Sensorial Discos, em São Paulo. Desde que Lucio Fonseca e Lilian Kawaguti abriram a loja, no final de 2014, são realizados descontos progressivos nos vinis. “5% para um LP, 10% para dois LPs, 15% para três LPs e 20% para 4 ou mais LPs; e 15% nos CDs, DVDs, Blu Rays, livros e HQs. Apenas as cervejas não entram na promoção”, conta Lucio, que também anuncia shows na loja que começarão na noite anterior. “Dia 15 à noite temos Karina Kau; Dia 16 à tarde tem show com Marcos Pagu (CE), Versus Mare e Alquimistas; Dia 16 à noite, show de Jair Naves”. Todas as informações para essa festa do Record Store Day estão lá na página da Sensorial no Facebook.

Sensorial Discos: descontos em LPs, CDs, DVDs, Blu Rays, livros e HQs e shows durante todo o dia do RSD

Já a loja Passa Disco, de Recife, realizará uma festa de RSD fora de época com mais uma edição de sua Feira de Vinil, que acontecerá em 14 de maio e contará com uma pocket-show de lançamento do novo compacto de Juliano Holanda,  intitulado Espaço-Tempo. “Foi por causa do RSD que resolvemos criar a Feira de Vinil”, conta o proprietário Fábio Cabral de Melo. “Nesse tempo todo vimos vários produtos de artistas pernambucanos serem lançados, como os grupos Ave Sangria, Mundo Livre S/A, Café Preto, Devotos… E artistas como DJ Dolores, Leda Dias e Herbert Lucena. A maioria desses discos foram lançados aqui na Passa Disco.”

O público que frequenta a Passa Disco atrás de música é bastante diversificado. “A minha clientela varia dos 18 aos 60 anos… Na sua maioria. A venda de CDs ainda é a mais representativa. Percebo que atualmente eles têm comprado mais os relançamentos do que os lançamentos. Recentemente vendi bem os relançamentos de Geraldo Vandré, Novos Baianos, Tom Zé e Geraldo Azevedo, entre outros”, revela Fábio, que também percebe um interesse crescente pelo vinil. “Uma reaproximação dos consumidores por uma mídia que muitos já pensavam estar morta.”

Fábio Cabral de Mello, dono da Passa Disco: “Vejo um interesse crescente pelo vinil. Uma reaproximação dos consumidores por uma mídia que muitos já pensavam estar morta.”

A Sensorial Discos já recebe mais pessoas que buscam comprar aquele título que estava almejando por um preço com desconto, diz Lucio, que também vê de forma positiva o interesse das pessoas pelo vinil e pela fita K7, “independente de ser colecionador, comprador eventual ou mesmo devido ao ‘hype’ em torno do assunto. O contato com a mídia física, permite uma maior sociabilidade entre as pessoas (como sempre falo: não vejo as pessoas reunidas com os amigos para escutarem um MP3; no caso do vinil, com certeza acontece), troca de informações, além de gerar um maior interesse real sobre a música e o trabalho do artista. Outro fato importante é que loja de vinil tem um papel significativo no cultivo e difusão da boa música, independente do estilo.”

Parte da filosofia do Record Store Day é homenagear as lojas independentes que “sobrevivem” vendendo música em sua “forma física” (CD, vinil, etc). Em um mundo onde os meios digitais são mais procurados que a mídia, até que as lojas continuam indo muito bem. “A Passa Disco já surgiu depois dessas facilidades surgidas com a internet”, diz Fábio, que abriu a loja em 2003. “Não podemos comparar com os áureos tempos, mas nesses 12 anos de existência, temos uma clientela fiel e crescente.” Lúcio, por sua vez, diz que essa rivalidade entre o digital e o físico é coisa do passado. “Em 2015, os LPs venderam mais que MP3 nos EUA e estão sendo responsáveis pela fortificação do interesse pela música e impulsionando as vendas e aquecendo o mercado. Internet não prejudica, pois temos também uma loja online e utilizamos as redes sociais para promover e divulgar os produtos e nosso nome, além de ser um canal ágil para contatos e parcerias.”

 

Enquanto isso, lá fora…

Nos EUA, as lojas lançarão centenas de títulos entre lançamentos e raridades de vários artistas – de A-HA a David Bowie, passando por Justin Bieber, The Doors, James Brown, Johnny Cash, Monkees, NOFX, Sex Pistols, Allen Toussaint e muito mais, tendo como principal novidade o álbum Liberté, Egalité, Fraternité, Metallica! – Live at Le Bataclan. Paris, France – June 11th, 2003, um registro ao vivo do Metallica que os caras, padrinhos do RSD deste ano, oferecerão para os fãs.

Os lançamentos são divididos em três categorias:

  • Record Store Day Exclusive Releases: esses títulos serão comercializados apenas durante o RSD nas lojas de discos e NÃO SERÃO oferecidos posteriormente.
  • Record Store Day Limited Run/regional Focus Releases: depois de ser vendido nas lojas durante o RSD, uma tiragem limitada (mesmo!) será distribuída para algumas poucas regiões
  • ‘Record Store Day First’ Release: são os títulos comercializados exclusivamente durante o RSD mas que, depois de algumas semanas, os encontraremos nas lojas e serviços digitais – para os verdadeiros fãs que querem ter o álbum antes de todo mundo.

O site oficial do Record Store Day traz uma extensa lista que apresenta todos os títulos que chegarão às lojas para o grande dia e em quais categorias cada um pertence. Confira todos e procure saber se, na sua região, as lojas de discos farão algum evento neste dia 16 de abril. Um Feliz Record Store Day para todos nós!

 

Sensorial Cervejas, Cafés & Discos
Rua Augusta, 2389 – Jardins – São Paulo/SP
(11) 3333-1914
Visite a loja online
Curta o Facebook da Sensorial
Visite o Instagram da Sensorial

 

Passa Disco
Shopping Sítio da Trindade, Estrada do Encanamento, 480 – loja 07 – Parnamirim – Recife/PE
(81) 3268-0888
Visite o site
Curta a página no Facebook
Visite o Instagram da Passa Disco

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.