Como publicitário, achei que seria interessante escrever um post sobre Jingles, um formato de propaganda musical que está muito presente na nossa vida. Até pode parecer algo um pouco ultrapassado, mas com a tecnologia de hoje em dia ele está cada vez mais ativo, deixando de ser uma ferramenta particular do rádio e da Tv, e agora também nos vídeos Youtube, Podcasts, Rádios Web e App’s de musica via streaming.

Mas o que exatamente é um Jingle?

Um formato publicitário de áudio que une uma mensagem institucional de um produto espcífico ou não, de uma marca a algum gênero musical. As durações podem variar, porém as mais veiculadas são entre 15 e 30 segundos. Uma das vantagens de se usá-lo para uma campanha, é  da repetição para a possível persuasão e de escolher um ritmo musical em que o seu público alvo tem grande afinidade. Com certeza ele irá gerar a assimilação da informação por meio do entrenimento e a mensagem publicitaria será inserida na mente do “target“, causando o efeito de você não conseguir tirar a música da sua cabeça nunca mais.

Um fato bem legal sobre os Jingles, é que eles conseguem sobreviver na história por diversos anos da mesma forma que as músicas. É muito mais difícil alguém lembrar de um anúncio de revista que foi feito a muitos anos até hoje, sem ser da área de comunicação, mas nunca nos esquecemos dos “mamíferos” da Parmalat, e muito menos dos “cachinhos” da Johnson’s Baby. E se alguém começar a “cantar” os ingredientes do Big Mac você certamente irá se lembrar e completar a música, assim como o tema do Rock In Rio que apesar de ter a participação de vários músicos famosos, a intenção é a de divulgar o festival. Não se assuste, isso são só os jingles fazendo o papel deles. Separei alguns clássicos e outros mais recentes de que acho de muito bom grado vocês ouvirem e perceberem que a música também pode ser usada para nos vender produtos, mesmo que sem nos darmos conta.

Dumb Ways To Die

Oral B para o Carnaval

Mc Donald’s – Big Mac

Johnson’s Baby – Cachinhos

Guaraná Antarctica – Pipoca com Guaraná

Aquarela – Faber Castell

Mamíferos – Parmalat

Rock In Rio

89fm – A Rádio Rock

Espero que vocês tenham aproveitado esse post que une os meus dois universos, a música e a publicidade.
Um grande abraço e tenham uma boa vida!

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.