Para quem não tem muita afinidade com programas de gravação e coisas do tipo, hoje em dia quase todos eles tem sua plataforma de edição de MIDI. O arquivo MIDI não é áudio, e sim um arquivo que contém básicamente informações de nota, duração da nota, e intensidade da nota. A função destes arquivos (também basicamente), é engatilhar sons pré-programados em plugins específicos, fazendo, por exemplo, com o que você toque em seu teclado Casio de R$300,00 no seu quarto, soe como um piano de cauda maravilhoso.

A grande questão aqui, é que a interface gráfica dos programas de gravação exibem as notas MIDI em barras, de tamanho e colorações diferentes de acordo com a duração e intensidade dessas notas. Daí veio um maluco, e resolveu transformar esses arquivos em um jogo. Isso mesmo rapaz!

Adventures of General Midi é um jogo que gera níveis de dificuldade com base nas notas de um arquivo MIDI. Todas fases no vídeo abaixo foram construídas no Logic Pro, um programa profissional para edição de áudio. O jogo foi construído a partir do zero usando linguagens de programação como MaxMSP e Javascript. Todos os efeitos de música e som são sintetizados em tempo real e você pode “setar” os parâmetros conforme os plugins VST’s que estão abertos no seu Logic. Perceba que os sons mudam de acordo com a “barrinha” que o personagem pisa.

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.