Estava na hora de trazermos o assunto mais comentado das últimas semanas para dentro do Troca o Disco, a Copa do Mundo. Mas aqui o foco é outro, nenhum comentário de jogador, protesto, gastos e nada contra o Sr.Bigode Felipão. O que eu quero analisar é a música oficial da Copa, que se chama “We Are One” e é interpretada por Jennifer Lopez, Pitbull e Cláudia Leitte. Essa música me traz algumas tristezas, pois acredito ser muito claro para todos aqui o quão rico musicalmente o nosso país é, temos o samba, bossa nova, baião, frevo entre outros estilos musicais que dominamos e que fazem parte da nossa cultura, de onde poderia sair uma composição tão animada e empolgante quanto qualquer batida de “Hip Hop POP” americano.

troca-o-disco-copa1

Mas infelizmente a FIFA decidiu não dar o braço a torcer e acabou dando a música ao Pitbull, que acabou inserindo muito mais sua linguagem como o violão e batidas semelhantes a sua música “I Know You Want Me”, deixando espaço, bem ao fundo e sem destaque, apenas para o “Olodum Mix” com percussivos, berimbau, cuíca e um pandeiro na introdução. Não podemos esquecer que dividindo os vocais estão Jennifer Lopez e Cláudia Leitte que sendo a única brasileira ainda ficou com a menor estrofe.

Tirando que é uma música para a Copa do Mundo no Brasil e se tem 10% de brasilidade inserida em sua composição, a música em si não é ruim. Ela não deixa nada a desejar em relação as outras músicas “Pops” internacionais do momento, tendo salvo uma parte que me chamou atenção que é quando é entoado “Ole Ole Ole Ola” se cria um clímax muito interessante de massa, de torcida, que é o que realmente acontece em dia de jogo.

troca-o-disco-copa2

Resumindo, acho uma pena termos perdido uma chance de apresentar ao mundo uma parte muito forte do nosso país que é a distinção de ritmos musicais nascidos aqui, e nem me refiro à letra ser em inglês, uma vez que a Copa é para o mundo e o inglês é a língua mais falada, mas fica claro que até a música “They Don’t Care About Us” do grande mestre Michael Jackson utilizou muito melhor o Olodum e isso há muitos anos atrás.  O que poderia se tornar o hino da Copa perde espaço para a música “País do Futebol” de Mc Guimé e Emicida que caiu na boca do povo e realmente tem a ver com o Brasil. Se a música lá não foi um grande sucesso, que a seleção seja. Rumo as 6 estrelas, e que tenham uma boa vida.

Imagens: Capa | Foto 1 | Foto 2

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.