Bizarramente a indicação desta semana é Belchior, acreditem! Sei que é estranho alguém indicando o velho cearense, porém o pessoal mais novo e principalmente que curte rock, conhece-o apenas como um cantor antigo que sua avó ouvia. Então achei justo trazer aqui hoje, o melhor álbum de sua carreira para surpreender os menos avisados e aqueles que nunca deram atenção para o artista.

Me refiro ao disco Alucinação de 1976. O álbum traz os maiores clássicos do músico, é até inacreditável como tanta música boa pode ter sido reunida em um trabalho só. É sem dúvida um divisor de águas na carreira do Belchior e uma grande influência para muitos que vieram depois, não só pelas suas letras fortes que mostravam a realidade de um jovem cearense morando no Rio de Janeiro, mas de qualquer jovem brasileiro da época, ou melhor, latino americano.

Eu considero o álbum como Folk Rock, por mais estranho que isso possa soar. Belchior nos brinda com canções incríveis, onde as principais características são a voz e violão. Como todo bom Folk Rock americano, o rapaz canta sobre sua vida e sua realidade, num clima bem regional, apelando para músicas melancólicas e cheias de sentimento.

O álbum merece ser ouvido na íntegra, mas deixarei aqui três das melhores (por mais difícil que seja essa tarefa), sem listar as já batidas “Apenas Um Rapaz Latino Americano” e “Alucinação”.

A Palo Seco

Fotografia 3×4

Velha Roupa Colorida

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.