Forgotify: os esquecidos no Spotify

De acordo com o próprio Spotify, o serviço de streaming de música mais usado na atualidade possui uma “discoteca” de mais de 30 milhões de músicas dois bilhões de playlists disponíveis dos (e para) os 58 países onde opera. É claro que, com um repertório desses, existem muitas faixas que, por serem desconhecidas do grande público, foram pouquíssimo ou nunca executadas por nenhum de seus usuários.

Parodiando o nome do serviço sueco, o site Forgotify realiza o “serviço sujo” de desenterrar essas músicas negligenciadas e as apresenta de forma randômica para você conhecer, oferecendo a elas uma chance de serem apresentadas a novos ouvidos.

O serviço é gratuito e funciona de forma muito simples: basta clicar no botão start listening para surgir na tela um player “embedado” do Spotify com uma música qualquer (não espere por grandes artistas ou um hit do momento). Aí é só apertar o “play” e dar esse tiro no escuro.

Já vou avisando: como o Forgotify trabalha com um algoritmo que procura e “desenterra” apenas faixas pouco executadas, não espere por qualquer curadoria musical ou critério de qualidade – afinal, qualquer pessoa pode subir o seu som autoral para o Spotify a fim de (sonhar em) ganhar alguns trocados a cada centenas de vezes que o “play” de sua música é pressionado, sendo assim, estamos sujeitos a encontrar bandas de garagem mal gravadas ou mesmo (muito!) mal executadas, que merecem mesmo a baixa quantidade de audições que têm, e sons de outros países que não estamos acostumados a encontrar por aí, como músicas folclóricas alemãs, baladas de guerras escocesas e canções românticas indianas bregas.

trocaodisco-forgotify
Confesso, no entanto, que esses “petardos” são antropologicamente curiosos de se ouvir…

Como já dizia, porém, um antigo provérbio: “debaixo de todo esse feno deve haver um pônei”. Se tiver um pouquinho de paciência e cabeça aberta para curtir novos sons, algumas faixas músicas legais podem realmente aparecer nessa roleta russa sonora. Confira abaixo alguns exemplos oferecidos pelo Forgotify e divirta-se!

In Ink Please & The Foliage
Música: The Kurdish Army
Album: How to Make Better Love

Made In Italy
Música: On the road
Album: Made In Italy

Mick
Música: Perfect Beat
Album: Breaks Only! Ep

Commander Cody
Música: Sister Sue
Album: Tour From Hell 1973

Dimpfelmoser
Música: So einsam (So lonely)
Album: Ruhr Jetzt! Polizeilieder

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.