Navegando pelo Southern Rock Brasil, me deparei com um som muito interessante, recém lançado (24 de junho), num estilo chamado conhecido por red dirt, referência aos artistas do estado de Oklahoma, cuja cor típica do solo é vermelha. Também há sempre a menção ao estilo chamado americana, que nada mais é que aquela amálgama de estilos tipicamente estadunidenses, como o blues, folk, country, rock n’ roll, e mais alguns, que acabam por formar a identidade musical do país. Se fôssemos patriotas, seu equivalente por aqui seria o termo MPB. Finalmente, falo do cantor, músico e compositor Levi Parham.

Eu poderia apresentar o novo disco, mas sua discografia ainda é pequena, então podemos nos dar o luxo de conhecer toda a sua obra neste post. Seu estilo mudou um pouco em cada um dos seus três trabalhos (dois álbuns e um EP), sendo que o primeiro, An Okie Opera, tem uma sonoridade bluesy/country acústica, revelando a forte ligação com sua região. O segundo disco, o EP, Avalon Drive, já lembra uma sonoridade anos 90, e várias vezes me fez lembrar do canadense Bryan Adams, enquanto o disco mais recente, These American Blues, já soa mais caprichado e lembra, num trecho ou outro, a sonoridade do Blackberry Smoke. Bom, essas são as minhas referências. Você pode encontrar muito mais por conta própria.

Esta é uma descoberta que, junto a nomes como Jack Broadbent, Alice Gold, The Railbenders, Gin Wigmore, Scott Bradlee’s Postmodern Jukebox e muitos outros, só confirmam o que todo mundo já sabe: a boa música não deixou de existir: pelo contrário, ela está muito mais ampla e pulsante, apenas saiu da mídia mainstream. Temos infinitos tesouros esperando ser descobertos e que nunca estarão numa propaganda na TV. Levi Parham é um grande artista, que talvez nem imagine o quão longe suas músicas estão chegando. Pois bem, vamos passar adiante a mensagem.

Links:

Site oficial
Página no Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
SoundCloud

 

 

Newsletter Troca o Disco
Receba novidades com antecedência em seu e-mail
Seu e-mail não será compartilhado.